Navegação

Linhagem

Pai: André Machado de Souza
Mãe: Águeda Rodrigues
Naturalidade: Ilha de São Jorge – Açores – Portugal
Esposa: Maria Inácia de Valência, natural de Tôpo – Ilha de São Jorge – Açores
Manoel Machado de Souza foi Capitão e residiu em Rio Pardo.
Filhos: Eugênia, José (falecido em solteiro), Francisco, Antônio
Esposa: Felipa da Conceição Assunção de Quadros, filha de Antônio de Quadros e Ana Assunção. Antônio Machado de Souza residiu em Santo Amaro (?). Em 1752 se estabeleceu em colônia implantada entre Taquari e Rio Pardo.
Filhos:
02.01 – José Machado de Souza, nascido nos Açores, casou em Triunfo. Recebeu sesmaria no atual território de Rosário do Sul, cidade fundada dentro de sua fazenda.
02.02 – Antônio Machado de Souza – VER ÍTEM 03
2.03 – Ana Machado de Souza, nascida em 1760.
02.04 – Gabriel Machado de Souza, nascido em 1763. Instalou-se com sesmaria na fronteira, no município de São Gabriel, onde teve atuação preponderante na fundação da povoação, que depois seria a cidade de São Gabriel.
Nascido na freguesia de Bom Jesus do Triunfo em 1757.
Juntamente com seus irmãos, tomou parte nas lutas contra os castelhanos e foram fiéis companheiros do grande Rafael Pinto Bandeira, e por isso, receberam sesmarias de recompensa. Antônio recebeu terras em Montenegro, na margem direita do rio Caí.
Esposa: Joaquina de Oliveira, filha de Francisco José Flores e Luzia de Jesus Oliveira.
Filhos: Antônio (VER ÍTEM 04)
antonio-machado-de-souza
Capitão Machadinho.
Nasceu em 01.02.1808, na zona de Capela Sant’Ana do Rio dos Sinos; não era, portanto, montenegrino, mas sim caiense.
Casado com Bernardina Rodrigues da Rosa.
   Depois de terminada a Guerra dos Farrapos, por volta de 1850, veio estabelecer-se em território de Montenegro. Comprou, ao sul da Fazenda Montenegro, duas terças partes da antiga Fazenda José Domingues, que antes pertencera em sesmaria, a Francisco Batista Anjo e originariamente fizera parte da grande estância do patriarca pioneiro Antônio de Souza Fernando. Antônio comprou estas terras do Capitão João Leal de Aljubarrota, fundador de uma grande charqueada no lugar, sede da fazenda vendida, que ainda hoje, por isso, se chama Charqueada, à margem do rio Caí, no caminho de Pesqueiro. Ali Machado de Souza manteve a sede de sua fazenda, em um enorme casarão com 14 janelas na frente e muitas outras benfeitorias construídas por Aljubarrota.
   Contava a tradição que João de Aljubarrota era um homem empreendedor mas muito afoito e descuidado no planejamento de seus empreendimentos, que eram sempre grandiosos, motivo por que foi mal em seus negócios, tendo de vender as propriedades descritas acima. O povo começou chamá-lo, em virtude de sua paixão pela grandeza, de João Abarrota , em vez de João de Aljubarrota.
   Na Guerra dos Farrapos, o Cap. Antônio Machado de Souza, Custódio Machado de Souza e o filho deste, o famoso José Custódio Machado (Juca Custódio), foram revolucionários fervorosos e militantes.
   Em Março de 1864, Antônio fez a travessia de Montenegro até São Francisco de Paula com oito companheiros entre filhos, genros e amigos, travessia esta, que durou ida e volta, 51 dias. Nesta mesma expedição atravessou o Campo dos Bugres, hoje Caxias do Sul, e comprou uma sesmaria nessa região serrana.
   Antônio vendeu a Sesmaria Machado com a sede (Charqueada), que depois foi colonizada para a instalação de colonos alemães e italianos, para o seu amigo de muitos anos, também montenegrino por adoção, filho de Camaquã, Ernesto Faustino Brito.
   Cap. Antônio Machado de Souza faleceu em Montenegro, com 71 anos de idade, em 20/03/1879. Sua mulher Bernardina, faleceu em 1873.

Esposa – 1a.: Bernardina Rodrigues da Rosa ou (Bernardina Camila da Conceição), nascida em 24 de julho de 1815, filha de Pedro Rodrigues e Rosa e de Thomasia Maria de Oliveira.

OBSERVAÇÃO:
   Segundo Antônio Carlos Fernandes Rosa, na “História de Montenegro”, livro em que nos baseamos para retirar muitos subsídios para este trabalho, o Cap. Antônio Machado de Souza teria se casado uma única vez com Bernardina Rodrigues da Rosa, descendente de Manoel Rodrigues da Rosa (ou Manoel Rodrigues Ruivo) e de Bárbara da Conceição, casal de açorianos da Ilha de Faial, casados estes em Triunfo em 03/10/1762.

Data do primeiro casamento: 03 de Maio de 1830
Filhos do primeiro casamento.
4.01 – Pedro Rodrigues Machado, casado com Rita Clementina Fragoso Machado.
4.1.1 – Antonio Fragoso Machado, casado com Maria Izaura Machado.
4.1.1.1 – Alexandre Fragoso Machado.
4.1.1.2 – Eracy Machado Fracalossi.
4.02 – Luiz Rodrigues Machado, casado com Faustina Magalhães.
4.03 – Fidelino Rodrigues Machado, falecido solteiro.
4.04 – João Antônio Rodrigues Machado, casado com Emília.
4.05 – Belo Rodrigues Machado, casado com Florisbela Maria Rodrigues Machado.
4.06 – Hortêncio Rodrigues Machado, casado com Maria Idalina Magalhães.
4.07 – Israel Rodrigues Machado, casado com Ermínia Antônia de Oliveira.

Segundo casamento: Bernardina Francisca da Silva.
Filhos do segundo casamento.
4.08 – Manoel Rodrigues Machado (Dunduca), casado com Agida da Silva Machado, filha de Felício Luiz Viegas e Geralda Maria da Conceição.
4.08.1 – Manoel Rodrigues Machado Filho, casado com Maria José Viegas Machado.
4.08.1.1 – Alexandre Viegas Machado, nascido em 28.08.1888, no lugar hoje denominado Pareci Novo (RS).
4.09 – Virgínia Coutinho
4.10 – Leocádia Martins de Sá
4.11 – Ana Rodrigues Machado
4.12 – Luiza Rodrigues da Rosa (Zizinha)
4.13 – Bernardina Rodrigues Machado
Teriam tido outros três filhos, Antonio, Emilia e Maria Eulália, segundo publicação do Jornal Ibiá – Coluna “PERSONAGEM DA RUA” – Rua Capitão Machado – Bairro Centro – Montenegro.

Transcrição do livro de Antônio Carlos Fernandes Rosa:
   “Vale aqui registrar um acontecimento de que o Cap. Antônio Machado de Souza foi personagem principal, ocorrido certo dia, durante a Guerra dos Farrapos. Como já foi dito, ele pertencia à coluna do bravo farrapo João Antônio da Silveira, conhecido por Cel. João Antônio da Silveira, que, como Bento Gonçalves e muitos outros, deu tudo de si pela causa da revolução, inclusive a saúde e a fortuna – ambos morreram empobrecidos. Incumbido por João Antônio, acampado então em Triunfo, de se dirigir até as proximidades de São Leopoldo, com um piquete de reconhecimento, observar e colher informações sobre o movimento do batalhão de 400 alemães comandados pelo Cel. João Daniel Hillebrandt, com muito cuidado para não ser pressentido e cumprir a sua missão com o possível sigilo, em segredo, Antônio Machado de Souza, o capitão Machadinho como era conhecido, seguiu para o rio dos Sinos, depois de passar o Rio Caí sem ser visto, e cruzando por Capela Sant’Ana, atravessara já os altos do Rincão do Cascalho e descia para a várzea do arroio Portão, quando teve de penetrar em uma densa cerração, um nevoeiro tão intenso que tornava as coisas invisíveis a uma distância curta (esses nevoeiros até hoje se verificam ali em certas manhãs muito úmidas). Acontece então o imprevisto e o indesejado: o Cap. Machado quase se pecha com um piquete alemão comandado por um tal de Capitão ou Major Kersting ou Kerst, que fora oficial de carreira na Alemanha e viera para o Brasil não como colono, mas como mercenário, trazido por D. Pedro I, com muitos outros, para combater os argentinos, o qual servia na ocasião no corpo comandado pelo Cel. Hillebrandt. Como a missão não era de luta e como os farrapos não odiavam os alemães, que no princípio tinham sido até seus partidários, o Cap. Machado mandou que seus comandados se mantivessem onde estavam e dirigiu-se sozinho ao comandante alemão, a fim de parlamentar e evitar um choque. O alemão, porém, não tinha a mesma disposição e, arrancando rapidamente a sua pistola, alvejou Machado com dois tiros, que não atingiram o alvo porque Machado esporeou o cavalo antes que a pontaria do alemão pudesse ser feita com precisão; Machado revida pela mesma maneira, alvejando com dois tiros de sua pistola o adversário, que também se esquiva. Atiram-se então os dois ao chão e se empenham em luta a espada, posto que as pistolas estavam descarregadas.
   O Cap. Machado era um grande espadachim, mestre no manejo da arma branca e, com seus 30 anos, era homem vigoroso e ágil; mas não lhe ficava atrás o alemão na perícia do manejo da arma branca, se tinha a desvantagem, ao que parece, de ser mais velho um pouco, era ambidestro, manejando com a mesma facilidade a espada com a mão esquerda como com a direita; Machado só podia usar a direita.
   Muito tempo durou o duelo, ao mesmo tempo em que os companheiros do farrapo investiam contra os alemães, generalizando-se a luta. Os últimos, porém, embora em maior número, eram colonos bisonhos, na sua maior parte, sem preparo militar e levaram desvantagem; aos poucos, depois da ocorrência de baixas de ambos os lados, os alemães foram retirando-se, perseguidos, enquanto Machado e Kersting ou Kerst lutavam desesperadamente sem conseguir nenhum dos dois atingir o contendor: eram dois mestres na espada. Mas, por fim, Machado consegue atingir o alemão com um golpe profundo em um dos supercílios, ferimento que começou a sangrar muito; apesar disso, a luta continuou, com o oficial alemão passando de uma para outra mão a espada, sempre que cansava o punho em que a mantinha e limpando o sangue com a mão desocupada para destapar-lhe o olho por sobre o qual ele corria. Ambos muitos cansados, já quase exaustos, aconteceu então que a hemorragia fez a diferença, derrubando o alemão enfraquecido e sem fôlego. Machado, que não pretendia mais de nenhuma forma matar o valoroso contendor vencido, mas socorrê-lo e prendê-lo, ficou algum tempo a seu lado para recuperar a respiração, em estado de quase exaustão; nesse momento, infelizmente, um seu companheiro que voltava da perseguição ao piquete alemão, sem aviso e sem que Machado tivesse tempo de evitar, mata Kersting com um tiro de pistola na cabeça”.

Do REGULAMENTO do “VI Rodeio Nacional do Campo dos Bugres” realizado de 11 a 15 de março de 1992, pelo CTG Campo dos Bugres de Caxias do Sul – RS, da sua página 4, retiramos o seguinte:

CAMPO DOS BUGRES
   “Campo dos Bugres” foi a denominação dada por exploradores a uma clareira aberta em plena mata no Nordeste do Rio Grande do Sul, onde surgiu a atual cidade de Caxias do Sul.
   Localizava-se no espaço entre as ruas Olavo Bilac, Feijó Júnior, Ernesto Alves e Marechal Floriano.
 As primeiras referências encontram-se, no tocante à região, em publicações atribuídas ao Cel. Afonso Mabilde que, prisioneiro dos índios coroados, deve ter por aí transitado, acompanhando seus captores.
   Em março de 1864, bem antes, portanto, da vinda dos imigrantes italianos, ANTÔNIO MACHADO DE SOUZA, acompanhado por um grupo de exploradores, com destino aos campos de cima da serra, passou por ele e dele nos deixou uma descrição minuciosa, comprovando a existência de ranchos e de dois cemitérios.
   O “Campo dos Bugres” situava-se no caminho do TAIAÇUAPE, isto é, “caminho do porco do mato”, imemorialmente utilizado pelos indígenas, em suas viagens. Desse período, ficaram restos arqueológicos de um cemitério, que, à chegada dos imigrantes, deveria ter centenas de anos.
   “Campo dos Bugres” não era local de residência permanente. A ele voltavam os indígenas de tempos em tempos.
   Foi no “Campo dos Bugres” que se estabeleceram os primeiros civilizados, entre os quais Generoso Mainardo Cardoso e Pedro Pinto Guerreiro.

ANTÔNIO MACHADO DE SOUZA, tido como abridor de caminhos e descobridor do “Campo dos Bugres” era um grande entusiasta dos campos de cima da serra. Trajava-se preferencialmente à gaúcha, sendo a fotografia conhecida, com um poncho. A ele devemos este legado.

antonio-machado-de-souza
Nascimento: 16 de Dezembro de 1857.
Falecimento: 12 de Fevereiro de 1926, em Lagoa Vermelha
Esposa: Erminia Antônia de Oliveira, filha do Cel. Antônio Inácio de Oliveira e de Marcolina M. Rodrigues.
Data do casamento: 06 de janeiro de 1827, em Montenegro.(Erro na data de casamento – ano)
Israel exerceu o cargo de coletor em São Sebastião do Caí e veio morar em Lagoa Vermelha ainda no século XIX.

   Conta Antônio Carlos Fernandes Rosa em seu livro uma passagem durante a Revolução Federalista: “Mesmo o Cel. Antônio Inácio de Oliveira, homem ponderado que sempre se opôs a que os montenegrinos oposicionistas empunhassem armas contra a ordem constituída, sofreu buscas em sua residência, situada em Várzea da Cria, mas conseguiu afastar-se com os homens da família antes da chegada das patrulhas governistas. Todavia, certa vez, um de seus genros, Israel Rodrigues Machado, cidadão exaltado e extremamente corajoso, talvez até imprudente com respeito à sua segurança, demorou em retirar-se deixando que os outros saíssem na frente; essa imprudente demora quase o vitimou: não podendo mais fugir porque a casa estava cercada e não querendo render-se, colocou-se atrás de uma porta de um aposento, empunhando uma pistola engatilhada, disposto a vender caro a vida; a casa foi vasculhada pela patrulha mas, por sorte, nenhum dos seus componentes puxou a tal porta atrás da qual se escondera Israel, que por isso não foi preso nem molestado.”

FILHOS DE ISRAEL RODRIGUES MACHADO: – (8 filhos)

antonio-machado-de-souza
Nascimento: 12 de Outubro de 1877, em Montenegro
Falecimento: 07 de Setembro de 1942, em Passo Fundo
Esposa: Malvina Moojen, filha do Major Ovidio Guilherme Moojen e Tereza Eulália Branco, viúva de Manoel José Correa de Lacerda (sobrinha da primeira esposa, Leocádia).
Carlos exerceu o cargo de Oficial do Registro de Imóveis de Lagoa Vermelha, homem culto e grande orador.
5.01.01 – Ovídio, casado com Luiza Marques
a – Luizinha
b – Luiz Carlos
c – Maria
d – Suzana, casada com Almir Nácul
e – Zoé
5.01.02 – Hermínia, casada com Tristão Ferreira
a – Heraldo
a.1 – Elaine
a.1.1 – Carlos Heraldo
a.1.2 – Marcelo
a.2 – João Carlos
a.2.1 – Márcia
a.2.2 – Ana Lúcia
Nascimento: 06 de maio de 1879
Falecimento: 19 de Maio de 1919
Esposo: João Jorge Moojen, nascido em Lagoa Vermelha, em 4 de Março de 1874 e falecido em 30 de janeiro de 1936.
5.02.01 – Antônio, casado em primeiras núpcias com Rita Ramos; em segundas núpcias casou com Enecilda Sá.
a – Dolores Elisabeth
b – Sílvia Maria
5.02.02 – Ignácio, casado com Hilda Ramos
5.02.03 – João, casado com Henriqueta Neves
a – Nelly, casada com Antônio Rossi
a.1 – Mariza
a.2 – Mário
a.3 – Marly
a.4 – Antonieta, casada com Fábio Ebert
a.5 – Joice, casada com João Mário Vargas
a.5.1 – Luz Maria
a.6 -Carlos
a.7 – João Francisco
5.02.04 – Carlos, casado com Hermínia de Oliveira
a – Neuza, casada com Alfredo Martins
a.1 – Maria Ângela
a.2 – Cleusa
a.3 – Ilza
a.4 – Francisco
a.5 – João Carlos
5.02.05 – Gomercindo, casado com Jovelina Camargo Leite
5.02.06 – Hermínia, casada com Osório Ramos
a – Adir, casada com Orlando Camim
a.01 – Maria de Lourdes
a.02 – Carlos Alberto
a.03 – Rita de Cássia
a.04 – Lúcia Inez
a.05 – Ary, casado com Angelina Ramos
a.5.1 – Antônio Vilmar
a.06 – José, casado com Leonina Ramos
a.6.1 – Cleusa Aparecida
a.07 – Terezinha, falecida
a.08 – Maria Cecília, casada com Aírton Santos
a.8.1 – Aírton Júnior
a.09 – Luiz Alfeu
a.10 – João Eladir
5.02.07 – Eurico, casado em primeiras núpcias com Henedina Vaz
a – Vanderley
Em segundas núpcias, com Alzira Pereira
b – João Jorge
c – Maria de lourdes
d – Luiz Carlos
e – Ignácio
f – Maria Aparecida
antonio-machado-de-souza
Nascimento: 1881.
Esposa: Bernardina Alice, filha de João Antonio e Emília.
Obs.: Antonio Israel e Bernardina eram primos irmãos.

03.01 – João Romário, nascido em 30.12.1907, Bom Jesus (RS) e falecido em Lagoa Vermelha em 25.05.1982. foi casado com Generosa da Silva, falecida em Lagoa Vermelha (RS) em 09.10.1975. Não tiveram filhos.

03.02 – Israel Rodrigues Machado – (Amiguinho), nascido em 09.06.1909 e falecido em 27.05.1989, em Passo Fundo (RS), foi casado em primeiras núpcias com Maria Inocência de Almeida, nascida em 27,09.1912 falecida em 15.05.1988.
a – Terezinha, nascida em 11.04.1936 em Porto Alegre. Foi casada com Raul Rieth. Falecida em São Leopoldo em 23.11.2007.
a1 – Raul Eduardo, nascido em 07.02.1956, em Porto Alegre – 1ª esposas, Ruth
a1a – Max Rieth, nascido em 21.06.91
2ª esposa, Ângela,
a1b – Maria Eduarda – Nascida em 17.02.2004
a2 – Carlos Ernani 02.02.1963, casado com Mara Rieth.
b – Luiz Antonio, nascido em 20.01.1940 e falecido em 12.01.1947.
c – Maria Helena, nascida em 27.05.1941 em Bento Gonçalves, casada com Carlos Perícolo (falecido).
c1 – Dirceu, nascido em 16.02.1977
c2 – Carla, nascida em 28.12.1977
c3 – Gaspar, nascido em 18.02.1981, casado com Keli Zipf Pericolo, nascida em 28.05.1976
c3a – Davi Zipf, nascido em 20.09.1924.
c3b – Ângelo Zipfi, nascido em 06.05.2006
d – Ana Maria, nascida em Porto Alegre em 28.07.1942. Foi casada com João Carlos Franco de Ávila.
d1 – João Henrique, nascido em 03.05.1961
d2 – Rosana, nascida em 09.05.19063
d2a – Filipe, nascido em 15.02.1975
Israel Rodrigues Machado (Amiguinho), foi casado em segundas núpcias com Ondina Maciel de Lima, nascida em 28.06.1920, e falecida em Passo Fundo em 17.11.1979.
aa – Vera Maria Machado, nascida em 16.02.1961, em Passo Fundo, divorciada de Nelsi Ganzer. casada em segundas núpcias com Luiz Edison Beck.
aa-1 – Tamara Ganzer, nascida em 04.10.1981, em passo Fundo.
aa-2 – Luana Ganzer, nascida em 09.04.1988, em Passo Fundo.

03.03 – Emília (Mimosa), nascida em 09.01.1913 em Passo Fundo (RS) e falecida em Lagoa Vermelha em 10.01.1997, foi casada com Osvaldo Vieira do Amarante, nascido em 05.03.1913. falecido em 20 01.1972.
a – Oswaldo (Toni), Nascido em (local), em 10.09.1939, divorciado de Avani Andrade.
a1 – João Francisco Andrade Vieira, nascido em 28.08.1966.
a2 – Valéria de Andrade Vieira, nascida em 09.12.1967, casada com Moisés Mânica.
a2a – Mariane
a2b – Laura
b – Eneida, nascida em 09.03.1935 em Lagoa Vermelha, foi casada com Guilherme Eder Oberst, nascido em Bagé (RS) em 21.06.1933 e falecido em Porto Alegre em 23.08.1982.
b1 – Eneder Rosana (Taquinha), nascida em 08.11.1956 em Passo Fundo (RS), veterinária, divorciada de Aramis Freire Vargas (Leco), nascido em 06.02.1955 em Palmeira das Missões.
b1a – Elisa, nascida em 11.12.1989 em Porto Alegre (RS)..
b2 – Éder, nascido em 23.06.1957 em Passo Fundo (RS) e falecido em Passo Fundo em 28.10.1980, foi casado com Nely Terezinha Ricco
b2a – Cristina, nascida em 12.04.1970 em Passo Fundo.
b3 – Martha, nascida em 26.09.1960 em Passo Fundo (RS).
b4 – Tarso, nascido em 23.01.62 em Passo Fundo (RS).
b5 – Raquel, nascida em 15.06.1967 em Passo Fundo (RS).
c – Elida, nascida em 11.11.1111, e falecida em 25.07.2005, em Lagoa Vermelha, foi casada com Valdomiro de Moraes Vieira, falecida em
c1 – Chico
c2 – Milton Luis de Moraes Vieira (Maninho)
c3 – Paulo
c3 – Márcia
c4 – Everton
d – Liane, nascida em 14.07.1947 em Tupanci, falecida em 00.00.0000, foi casada com José Würzius, falecido em 00.00.000, em (MT)
d1 – Joseane, nascida em 30.07.1968 em Lagoa Vermelha (RS).
d2 – Juliana, casada com Felício.
d2a – Marília.
d2b – Julia
d3 – Cassiana, nascida em 09.06.1979, em Lagoa Vermelha (RS), casada com Pablo Segundo de Andrade, nascido em 16.05.1978, em Lagoa Vermelha (RS), pecuarista.
d3a – Marina

03.04 – Ermínia, nascida em 02.08.1914, casada com Albino Chemello.
a – Alba Célia, nascida em 25.04.1937 em Lagoa Vermelha (RS), casada com Paulo Armando Branco Domingues, nascido em 14.09.1934 e falecido em Porto Alegre (RS) em 21.11.1996.
a1 – Carla, nascida em Lagoa Vermelha em 16.07.1959.
a1a – Izadora, nascida em 28.12.1992.
a2 – Ana Lúcia, nascida em 19.11.1960 em Lagoa Vermelha, casada com Cláudio Berthier Amarante, nascido em Lagoa vermelha (RS) em 16.03.1963. Residentes em Montenegro (RS)
a2a – Manoela, nascida em 15.09.1986.
a2b – Guilherme, nascido em 30.12.1989.
a3 – José Heitor, nascido em 09.02.1962 em Lagoa Vermelha (RS) e falecido em Passo Fundo (RS) em 00.00.0000.
a4 – Sérgio, nascido em 16.08.1969 em Lagoa vermelha (RS). Veterinário, casado com (nome)
b – Eunice, nascida em Lagoa Vermelha em 20.08.1939, casada com Paulo Bier Vieira, nascido em (local), em 30.01.1941 e falecido em (local) em (data).
b1-– Cristiane, nascida em Lagoa Vermelha, em 10.03.1964. Casada com Renato I. Q. Xavier, nascido em 19.05.1960.
b1a – Renata, nascida em 11.10.1987.
b1b – Caroline, nascida em 17.09.1991.
b1c – João Gabriel, nascido em 29.09.2000.
b2 – Paulo Afonso, nascido (local), em 27.11.1965, casado com Cláudia C. X. Vieira, nascida em 28.07.1969.
b2a – Raissa, nascida em 30.03.1993
b2b – Matheus, nascido em 04.04.1995.
c – Vilmara, nascida em Lagoa Vermelha, em 00.00.0000, divorciada de João Pedro Britz.
c1 – Arthur Frederico Britz, nascido em (local) em (data), caso com Simone Manéa.
c2 – Cristina Britz, nascida em (local), em (data), casada com Jaques Bertoletti.
c2a – Isabelle, nascida em (local) em (data)
c2b – Luigi, nascido em (local), em (data)

05 – ADELAIDE, nascida em 25.02.1917, em Lagoa Vermelha (RS), e falecida e sepultada em Porto Alegre em 27.11.2003. Foi casada com Nadyr da Silva Borges, nascido em 21.02.1921 e falecido em Vacaria em 20.08.1974.
a – Antônio Israel, nascido em 26.10.1947, Militar reformado. Casado com Jochebed de Alencar, nascida em 31.03.1950, bancária aposentada. Residentes em Porto Alegre (RS).
a1 – Israel Adonis, nascido em 28.10.1974, Engenheiro Mecânico, casado com Luciana Suckow Borges, nascida em 09.09.1977. Residentes em São José dos Campos (SP).
a1a – Jonatas Israel Suckow Borges, nascido em 26.04.2006.
a2 – Nádia Cristina, nascida em 04.09.1977, casada com, Marcos Roberto Oling, nascido em 07.07.1974.
a2a – Pámela Borges Oling, nascida em 13.01.2004.
a3 – Tiago, nascido em 10.02.1982, nascido em 10.02.1982, médico, residente em Porto Alegre (RS).
b – Tânia Maria, nascida em 26.12.1949, casada com Sílvio Marques Ribeiro. Residentes em Porto Alegre (RS).
b1 – José Francisco
b2 – João Paulo
b3 – Ana Carolina
b4 – André
c – Trajano Wilson, nascido em 05.02.1952 em Vacaria (RS), Engenheiro Agrônomo, Fiscal Federal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, lotado na Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul desde 1982, casado em 18.12.1987 com Rosangela Moutinho, nascida em 20.01.1960. Residentes em Porto Alegre (RS).
d – Lila Maria, nascida em 23.06.1954, casada com Luiz Evaldo Abreu, advogado. Residentes em Vacaria (RS).
d1 – Daniel
d2 – Marcelo

03.06 – Suely Machado Paim, (gêmea com Vilson), nascida em 15 de novembro de 1918, casada com Plínio Alvim Rolim Paim, nascido em 17 de julho de 1914.
a – Marco Antônio Machado Paim, nascido em 24 de julho de 1946.(falecido).
b – Júlio César Machado Paim, nascido em 19.01.1948, casado com Vera Regina Bigarella Paim, nascida em 05 de julho de 1948.
b1 – Laura Bigarella Paim, nascida em 22 de fevereiro de 1984.
b2 – Gabriela Bigarella Paim, nascida em 31 de julho de 1990.
c – Rosângela Machado Paim, nascida em 28 de novembro de 1954.

03.07 – Vilson, (Gêmeo com Suely), nascido em 15.11.1918. Falecido em 24.03.19? em Caxias do Sul.

03.08 – Otávio, nascido em 22.02.1921, radiotelegrafista, falecido em 23.02.1984, foi casado com Alaíde Paganella, nascida em 02.09.1924, em Vacaria e faleceu em 07.01.1999. Casaram em Esmeralda em 25.07.1947.
a – Antônio Humberto, nascido em 07.12.1949 em Vacaria, aposentado, casado com Marli Antonieta Biasuz , nascida em 13.06.1951 em Vacaria. Residentes em São Leopoldo (RS).
a1 – Lívia, nascida em 16.11.1978. Residente em São Leopoldo (RS).
a2 – Eleonora, nascida em 29.06.1984. Residente em São Leopoldo (RS).
b – Paulo Roberto, nascido em 07.03.1955 em Antônio Prado, divorciado de Márcia Beatriz Ruiz Del frari, nascida em 18.05.1961. Residente em São Leopoldo (RS).
b1 – Gustavo Rafael, nascido em 01.07.1981
b2 – Fernanda, nascida em 06.10.1990
c – Mariana Alice, nascida em 26.04.1956, em Antônio Prado, divorciada. Residente em Vacaria (RS).
c1 – Luiz Otávio, nascido em 08.09.1994, em Taquara (RS).

03.09 – Salustiano Machado Sobrinho- (Lulu), nascido em Pulador – Estância Velha, hoje Clemente Argolo, município de Lagoa Vermelha em 18/07/1924. Falecido em Lagoa Vermelha em 08.02.1979, casado com Francisca Ribeiro (Chiquinha), nascida em 25.12.1924, residente em Lagoa Vermelha (RS).
Data e local do casamento: 21/12/1946, em Lagoa Vermelha (RS).
a – Manoel Antônio Machado, nascido em Lagoa Vermelha em 07/05/1948, funcionário aposentado do Banco do Brasil, casado em 24.01.1970, com Odete Marli Gobatto, nascida em Lagoa Vermelha em 24.04.1951, professora aposentada, residentes em Passo Fundo (RS).
a.1 – Fabian Antônio Machado, nascido em Lagoa Vermelha em 07/02/1973, Major Aviador, Piloto de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente servindo no Centro Tecnológico da Aeronáutica em São José dos Campos (SP). Casado em 24.01.2004 no Rio de Janeiro (RJ), com Bruna Chagas.
a.2 – Cristian Israel Machado, nascido em Lagoa Vermelha em 23/09/1976, casado, Bel. em Ciência da Computação (Analista de Sistemas), residente em Passo Fundo (RS).
a2a – Ana Carolina Cordeiro Machado, nascida em 04.09.1998, em Lagoa Vermelha.
a.3 – Manoela Machado, nascida Passo Fundo em 24/04/1990, estudante. Residente em Passo Fundo (RS).
b – Augusto Celso Machado, nascido em Lagoa Vermelha em 01/10/1951, casado com Sandra Tochetto, nascida em Lagoa Vermelha em 20/08/1956, professora, residentes em Lagoa Vermelha (RS).
b.1 – Daiane Tochetto Machado, nascida em Lagoa Vermelha em 22/05/1977, Psicóloga. Casada com Roberto Muraro. Residentes em Caboriú (SC).
b.1ª – Enzo , nascido em Lagoa Vermelha (RS) em 09.03.2007.
b.2 – Marcelo Salustiano Tochetto Machado, nascido Lagoa Vermelha em 01/06/1983, Engenheiro Mecatrônico e Arquiteto, formado pela UPF, Universidade de Passo Fundo, residente em Lagoa Vermelha (RS).
c – Jorge Luiz Machado , nascido em Lagoa Vermelha em 25/05/1954, arquiteto, casado com Clarissa Moojen Cunha, nascida em Lagoa Vermelha em 24/07/1962, professora, residentes em Lagoa Vermelha (RS).
c.1 – Luiza Cunha Machado, nascida em Porto Alegre 04/10/1989, Estudante, residentes em Lagoa Vermelha (RS).
c.2 – Vitória Cunha Machado, nascida em Lagoa Vermelha em, 21.10.2002, residentes em Lagoa Vermelha (RS).
d – Maria Alice de Fátima Machado, nascida em 10.12.1958 em Lagoa Vermelha, advogada, foi casada com Homero Holleben Leite, nascido em 17.08.1959, em Sananduva (RS) e falecido em acidente de trânsito em Frutal (MG) em 17.03.1998, sepultado em Sananduva – RS. Residente em Lagoa Vermelha (RS)
d.1 – Cássia, nascida em Sananduva em 11.08.1981, estudante. Residente em Passo Fundo (RS). Casada em 24.11.2007 com Rodrigo Paim Domingues em Lagoa Vermelha.
d.1.a – Felipe, nascido em Passo Fundo, em 28.04.2008.
d.2 – Fernanda, nascida em Sananduva em 10.03.1983, estudante. Residente em Lagoa Vermelha (RS)
d.3 – Viviane, nascida em Barra do Garças (MT) em 23.08.1985, estudante. Residente em Lagoa Vermelha (RS)

03.10 – ZÉLIA MACHADO, nascida em Lagoa Vermelha, em 14.12.1927 e falecida em 26 de maio de 2009, também em Lagoa Vermelha, foi casada com Aírton Evaristo Dalle Aste, nascido em Passo Fundo em 26.10.1929 e falecido em Santo Ângelo em 09.07.1990, sepultado em Lagoa Vermelha.
a – Édson, nascido em Lagoa Vermelha em 04.04.1953 e falecido em Lagoa Vermelha em 18.03.1973.
b – Eliane, nascida em 06.11.1955, divorciada de Edir Tadeu dos Passos. Falecida em 21.09.2000 em Lagoa Vermelha
b1 – Maurício, nascido em 06.03.1980, em Lagoa Vermelha.
b2 – Rosália, nascida em 10.09.1982, em Lagoa Vermelha.
b3 – Sara, nascida em 13.02.1984, em Lagoa Vermelha.
c – Ben Hur, nascido em Lagoa Vermelha, em 21.02.1964, divorciado de Elisa Antônia Jary. Casado em segundas núpcias com Soloni de Fátima da Silva Dalle Aste. nascida em 18.11.1957. Falecido em Lagoa Vermelha, em 24.10.05.

antonio-machado-de-souza

Salustiano Machado Sobrinho – (Lulu), nascido em Pulador – Estância Velha, hoje Clemente Argolo, município de Lagoa Vermelha em 18/07/1924. Falecido em Lagoa Vermelha em 08.02.1979, casado com Francisca Ribeiro (Chiquinha), nascida em 25.12.1923 e falecida em Passo Fundo em 10 de abril de 2011. Sepultada em Lagoa Vermelha (RS).
Data e local do casamento: 21/12/1946, em Lagoa Vermelha (RS).

a – Manoel Antônio Machado, nascido em Lagoa Vermelha em 07/05/1948, funcionário aposentado do Banco do Brasil, casado em 24.01.1970, com Odete Marli Gobatto, nascida em Lagoa Vermelha em 24.04.1951, professora aposentada, residentes em Passo Fundo (RS).
a.1 – Fabian Antônio Machado, nascido em Lagoa Vermelha em 07/02/1973, Major Aviador, Piloto de Prova da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente servindo no (CTA) – Centro de Tecnológico Aeroespacial em São José dos Campos (SP). Casado com Bruna Chagas Abreu Machado.
a.2 – Cristian Israel Machado, nascido em Lagoa Vermelha em 23/09/1976, Bel. em Ciência da Computação (Analista de Sistemas), casado com Raquel Vanz Machado em 15 de setembro de 2012, nascida em 14.04.1987, universitária (Arquitetura e urbanismo), residentes em Passo Fundo (RS
a.2a – Ana Carolina Cordeiro Machado, nascida em 04.09.1998, em Lagoa Vermelha.
a.3 – Manoela Machado, nascida Passo Fundo em 24/04/1990, formada em Design.

b – Augusto Celso Machado, nascido em Lagoa Vermelha em 01/11/1951, casado com Sandra Tochetto, nascida em Lagoa Vermelha em 20/08/1956, professora, residentes em Lagoa Vermelha (RS).
b.1 – Daiane Tochetto Machado, nascida em Lagoa Vermelha em 22/05/1977, Psicóloga. Casada com Roberto Muraro.
b.1a – Enzo Machado Muraro, nascido em Lagoa Vermelha (RS) em 09.03.2007.
b.1b – Valentina, nascida em Camboriú (SC) em
b.2 – Marcelo Salustiano Tochetto Machado, nascido Lagoa Vermelha em 01/06/1983, Arquiteto, formado pela Universidade de Passo Fundo (RS).

c – Jorge Luiz Machado, nascido em Lagoa Vermelha em 25/05/1954, arquiteto, casado com Clarissa Moojen Cunha, nascida em Lagoa Vermelha em 24/07/1962, professora, residentes em Lagoa Vermelha (RS).
c.1 – Luiza Cunha Machado, nascida em Porto Alegre 04/10/1989, Nutricionista e Oficial Substituta do Cartório de Registro de Pessoas Naturais de Lagoa Vermelha.
c.2 – Vitória Cunha Machado, nascida em Lagoa Vermelha em, 21.10.2002. Estudante.

d – Maria Alice de Fátima Machado, nascida em 10.12.1958 em Lagoa Vermelha, advogada, foi casada com Homero Holleben Leite, nascido em 17.08.1959, em Sananduva (RS) e falecido em acidente de trânsito em Frutal (MG) em 17.03.1998, sepultado em Sananduva -RS.
d.1 – Cássia, nascida em Sananduva em 11.08.1981, advogada, casada em 24.11.2007, com Rodrigo Paim Domingues em Lagoa Vermelha.
d.1.a – Felipe, nascido em Passo Fundo (RS), em 29.04.2008.
d.2 – Fernanda, nascida em Sananduva (RS) em 10.03.1983, formada em Educação Física, casada com Cauê Rezende Brun em 17.08.2013.
d.3 – Viviane, nascida em Barra do Garças (MT) em 23.08.1985, Advogada, casada com Michael Ubiratã Dias de Moraes em 31.03.2012.

antonio-machado-de-souza
Nascimento: 17/05/1886.
Falecimento: 24/06/1955.
Esposa: Emília de Oliveira Machado (Miloca)
Nascimento: 20/10/1886.
Falecimento: 12/11/1960.

5.05.01 – Hermínia, nascida em 00/00/0000, falecida em 00/00/000

5.05.02 – Antônio Israel Machado, (Tonho), nascido em 02/07/1919, agrimensor, falecido em Montenegro em 04 de maio de 2004. Foi casado com Erolma Gonçalves Machado, nascida em 24/01/1928 e falecida em Montenegro (RS) em 14 de abril de 2008.
a – Sônia Maria Machado Griebeller – desquitada
a1 – Priscila Machado Griebeller, nascida em 26/02/77
a1a – Phillip Griebeler Sgrillo, nascido em 22.06.1995.
a1b – Diana Machado Griebeler, nascido em 02.09.1998.
a1c – Kainã.
a1d – Luã, nascido em 03.01.2008.
a2 – Valeska Machado Griebeller, nascida em 19/02/80.
a2a – Marcelo Griebeler de Abreu, nascido em 04.10.2002.
b – Carlos Gonçalves Machado, nascido em 25/04/1956, engenheiro civil, casado com Mirene Fernandes Rosa Machado, nascida em 02/09/62, médica veterinária.
b1 – Israel Rosa Machado, nascido em 03/03/91.
b2 – Juliano Rosa Machado, nascido em 07/08/98.
b3 – Luiza Rosa Machado, nascida em 04/04/2002.
c – Márcia Gonçalves Machado, nascida em 07/03/1960, enfermeira.
d – César Gonçalves Machado, nascido em 27/09/1962, engenheiro agrônomo, casado com Maira Mendonça Belém Machado, nascida em 30/07/1957, advogada.
d1 – Marina Belém Machado, nascida em 16/05/1989.
d2 – Aline Belém Machado, nascida em 31/05/1991.

5.05.03 – Hermínio – Nascido em 18.04.1922 e falecido em 25.04.1933.

5.05.04 – Cide de Oliveira Machado, nascido em 07/12/1024, agrimensor, casado com Maria Hilda Oliveira Machado, nascida em 16/10/1927.
a – Edson Oliveira Machado , nascido em 26/10/1951, engenheiro civil, casado com Elisabeth Bozzetto Machado, nascida em 20/10/1951, professora.
a.1 – Cláudia Machado, nascida em 24/11/1977. Casada com Marcelo Luis Wallauer.
a.1.a – Lívia Machado Wallauer.
a.2 – Raquel Bozzetto Machado, nascida em 11/05/1980.
a.3 – Juliana Bozzetto Machado, nascida em 28/03/1983.
a.4 – Fernanda Bozzetto Machado, nascida em 26/01/1988.
b – Argus Oliveira Machado, nascido em 03/05/1956, arquiteto, divorciado de Meri Lúcia Schauenberg, nascida em 12/11/1966.
b.1 – Ana Júlia Schauenberg Machado, nascida em 02/11/90.
b.2 – Ana Helena Schauenberg Machado, nascida de 20/09/1994.
b.3 – Ana Laura Schauenberg Machado, nascida em 31/01/1995.
c – Athos Oliveira Machado, nascido em 03/05/1956, construtor, casado com Rosângela Zanini Machado, nascida em 03/06/1957.
c.1 – Gisele Zanini Machado, nascida em 25/12/1984.
c.2 – Mariane Zanini Machado, nascida em 10/03/1989.
d – Everson Oliveira Machado, nascido em 24/11/1962, administrador, casado com Dionéia Horn Machado, nascida em 24/11/1972, professora.
d.1 – Vinícius Horn Machado, nascido em 22/01/1996.

antonio-machado-de-souza
Nascido em 04.02.1886 e falecido em 09.04.1951. Capitão do Exército, advogado e professor. Homem de grande cultura e tribuno imponente. Empresta seu nome a Escola Estadual de Ensino Fundamental Trajano Machado em Lagoa Vermelha (RS).
Esposa: Suzana Niniche Castelano Machado, nascida em 15.11.1889 e falecida em 25.08.1958. filha de José Castelano.

Não deixaram descendência.

Nascido em 1892 e falecido em 13.09.1931
Esposa: Maria Luiza Berthier (Nascida em Lagoa Vermelha em 13/06/1896), filha de Alberto Marques Berthier (Nascido em Lagoa Vermelha em 17/02/1896) e Balbina Corrêa de Lacerda (Lelé), nascida na cidade de Lapa – PR em 10/01/1862 e falecida em 25/12/1948).
Filhos:

5.07.01 – Albertina – Nasceu em Lagoa Vermelha em 07/11/1917, faleceu em 07/02/1953. Casada com Antônio da Cruz Rosado, contador.
a – Ivone, nasceu em Passo Fundo em 13/04/1935, casou com Ulisses B. Lewis, advogado.
a.1 – Márcia, nasceu em 22/01/1959
a.2 – Ricardo, nasceu em 29/10/1970
a.3 – Andréa, nasceu em 23/11/1972
b -Ione, nasceu em Passo Fundo em 11/05/1936, casou com Saul gomes Ortéga, servidor público federal.
b.1 – Martha, nasceu em 02/05/1960, divorciada de Wilson Crespi. Casada em segundas núpcias com Régis Tamagnoni.
b.1.1 – Giovanni Luiz, nasceu em 11/08/1980.
Do segundo casamento:
b.1.2 – Diego, nasceu em 26/03/1983.
b.1.3 – Augusto, nasceu em 22/08/1989.
b.2 – André Luiz, nasceu em 11/06/1962, casou com Magda Bertholdo Lângaro.
b.2.1 – Carina, nasceu em 26/02/1987.
b.2.2 – João Pedro, nasceu em 04/07/1989.
b.3 – Eduardo, nasceu em 30/09/1963, divorciado de Tanira Cardinal.
b.3.1 – Hélade, nasceu em 23/03/1985
b.3.2 – Franciele, nasceu em 08/06/1987.
b.4 – Adriana, nasceu em 16/02/1967, casou com Espedito Antônio Padilha.
b.4.1 – Espedito Filho, nasceu em 03/12/1983.
b.4.2 – Natália, nasceu em 09/05/1989.
b.4.3 – Carolina, nasceu em 10/04/1991.
b.5 – Daniela, nasceu em 13/04/1970.
c – Ivon, nasceu em Passo Fundo em 18/07/1937, casou com Ruth Maria Bortoletti.
c.1 – Rodrigo, nasceu em 11/07/1966.
c.2 – Paulo Afonso, nasceu em 09/09/1969.
c.3 – Fernanda, nasceu em 23/11/1978.
c.4 – Bruna Luiza, nasceu em 17/07/1983.

05.07.02 – Israelina Bernardi (Lina), nasceu em Lagoa Vermelha em 29/11/1918. Casou com Antônio Bernardi, comerciante, falecido em 10/06/1992.
a – Wanderley, nasceu em 20/02/1944, médico em São Roque – SP, casado com Cleusa Maria Rusconi, psicóloga.
a.1 – Luiz Carlos, nasceu em 09/03/1974, em Sorocaba – SP.
a.2 – Laura, nasceu em 22/07/1976, em Sorocaba – SP.
b – Vinicius, nasceu em 23/10/1948, engenheiro, casado com Ione Solange Floriano.
b.1 – Daniele, nasceu em 10/09/1974.
b.2 – Michele, nasceu em 23/05/1985.
c – Maria Luiza, nasceu em 04/11/1949 em Sorocaba, divorciada de Dário Paiarecci, de Rosario – Argentina.
c.1 – Iara Luiza, nasceu em 14/06/1984 em Sorocaba.
c.2 – Isabela, nasceu em 11/02/1988 em Sorocaba.
d – Marcus, nasceu em 19/03/1951, faleceu em 27/07/1974.
e – Iara, nasceu em 02/06/1952, professora, Deputada Federal por São Paulo casou com Antônio Sérgio Ismael, médico.
f – Iberê, nasceu em 24/07/1953, técnico em mecânica, divorciado de Alaide Aguiar.
f.1 – Luciana, nasceu em 24/11/1982.
f.2 – Mariana, nasceu em 19/03/1985.
g – Marcelo, nasceu em 13/01/1958, em Sorocaba – SP, médico, casado com Thais Okada, médica.
g.1 – Lucas Renzo, nasceu em 29/01/1991.
g.2 – Larizza, nasceu em 28/02/92, no Rio de Janeiro.

5.07.03 – Carlinda, nasceu em Lagoa Vermelha em 29/06/1922. Funcionária pública (INSS), aposentada, divorciada de Daltro Nozari Braga.
a – Adélia Cinthia, nasceu em 18/10/1944. Divorciada de Guido Albino Dulius, falecido.
a.1 – Marcelo Augusto, nasceu em 18/05/1964, divorciado de Silvana Bortolon.
a.1.1 – Marina, nascida em 14/04/1988.
a.2 – Ana Luiza, nascida em 16/04/1962, casada com Jaime Ughini, médico.
a.2.1 – Marcela, nascida em 05/05/1985.
a.3 – Renan, nascido em 12/04/1964, bancário.
b – Carlos Alberto, nascido em 14/04/1949, vendedor autônomo, divorciado de Raquel Costa.
Primeiro Casamento:
b.1 – Cecília, nascida em 15/06/1970, em São Paulo.
Segundo Casamento: Doralice Matias da Costa
b.3 – Marcus, nascido em 16/02/1981.
b.2 – Márcia, nascida em 14/03/1982.

5.07.04 – Hermínia, nascida em 15/04/1926. Casada com Ovídio Moojen Chaves, filho de Elpídio Chaves e Marieta Moojen.
a – Luiz Antonio Machado Chaves , nascido em 20/11/1952 em Porto Alegre, casado com Laura Dora Rodrigues de Magalhães Howes (Laura Dora Chaves).
a.1 – Gabriel, nascido em 11/02/1981.
a.2 – Emília, nascida em 11/12/1982.
a.3 – Lucas, nascido em 09/11/1989.
b – Maria Lívia, nascida em 09/04/1954, casada com Antônio Oswaldo Leite de Andrade, advogado, Rio Janeiro.
b.1 – Daniel, nascido em 27/02/1980.
b.2 – Juliana, nascida em 22/03/1981.(falecida em 12.1983)
c – Luciano Ovídio Machado Chaves, nascido em 23/12/1955, marchand no Rio de Janeiro.

5.07.05 – Balbina (Bila), nascida em Lagoa Vermelha em 15/07/1928, casada com Conrado Augusto Hexsel , empresário.
a – Luiz Augusto , nascido em 07/01/1951, médico, foi casado com Romilda Catarina Sabadin, professora. Falecido em 28/12/1983.
a.1 – Rodrigo, nascido em 06/12/1975.
a.2 – Juliana, nascida em 29/08/1979.
b – Carlos Tancredo, nascido em 15/06/1952, médico anestesista, divorciado de Lena M. Fernandez.
b.1 – Fernando, nascido em 04/03/1980.
b.2 – Marcos, nascido em 03/07/1981.
b.3 – Marcelo, nascido em 03/07/1981.
c – Alberto, nascido em 29/03/1954, médico psiquiatra, divorciado de Dóris Maria Rech.
c.1 – Emanuel Augusto, nascido em 13/04/1976.
c.2 – Camile Luiza, nascida em 10/09/1976.
c.3 – Bruno Augusto, nascido em 01/02/1984.
d – Maria Luiza, nascida em 12/03/1957, enfermeira e administração hospitalar, casada com Antônio Carlos Castro Segui, médico em Curitiba (PR).
d.1 – Gustavo, nascido em 04/08/1983.
e – Roberto André, nascido em 13/04/1960, engenheiro, casado com Helena Cerqueira Leite, de Campinas (SP).
e.1 – Júlia, nascida em 16/03/1994, em Londres, Inglaterra.

5.07.06 – Bernardina, nascida em 14/10/1929 em Lagoa Vermelha, psicóloga, casada com Zenir Albuquerque, advogado, falecido em 1972.
a – Valéria, nascida em 14/03/1949, gêmea de Vanissa, bibliotecária, divorciada de Pedro dos Santos Jacometti.
a.1 – Aline, nascida em 18/01/1976.
a.2 – Lúcio, nascido em 17/04/1977.
b – Vanissa, nascida em 14/03/1949, gêmea de Valéria, socióloga, divorciada de Ivo Prezzi Denicol, médico.
b.1 – Karina, nascida em 12/05/1974, advogada.
b.2 – Anna Carolina, nascida em 03/03/1978.

5.07.07 – Tancredina, nascida em 17/09/1931 em Lagoa Vermelha, advogada, casada com Omar Martinez, cirurgião buco-facial.
a – Nádia, nascida em 17/09/1960 em Porto Alegre.
b – Cláudia, nascida 16.02.65 em Porto Alegre, desquitada.
b.1 – Luana, nascida em 05/05/1986.

antonio-machado-de-souza
Nascimento: 1898.
Esposo – Primeiro casamento: Cincinato Barreto.

5.08.01 – Lígia Barreto Lorenzi, nascida em (local), em 23.06.1913, casada com João Jaci Lorenzi.
a – Nhandaré. Falecido
b – Irani. Falecido
c – Lucy, nascida em Lagoa Vermelha, em (data), casada com Waldomiro de Oliveira Franco. Falecido.
c1 – Lucyval, casado com Olinda.
c1a – Lucimara
c1b – Rejane
c1c – Thaylisa
c2 – Valdocy, casada com Jair Novinski. Falecido.
c2a – Flávio Fernando
c2b – Rogério Augusto. Falecido.
c2c – Denis Ricardo
c3 – Luvalcy, casada com com Joel. Falecido.
c3a – Joel Junior.
c4 – Lucyvaldo, casado com Soeli.
c4a – Daniela
c4b – Letícia.
c4c – Elison.
c5 – Lucimiro, casado com Cleide.
c5a – Paula Andressa.
c6 – Lucymir, casado com Maria.
c6a – Marilu
c6b – Aline
c6c – Julio Cezar
c6d – Sabrina.
c7 – Vallucy, casada com Marcos Antonio.
c7a – Marcos Felipe
c7b – Tiago André.

5.08.02 – Mário

5.08.03 – Vinício

5.08.04 – Peri Machado Barreto (Adão)

5.08.04.01 – João Francisco Rodrigues Machado, nascido em (local), em (data), Funcionário do Banco do Brasil, casado com Maria . . . nascida em (local), em (data)
a1 – João Francisco, nascido em (local), em (data), Bel. em informática, funcionário do Banco do Brasil.
a2 – Guilherme, nascido em (local), em (data), estudante.
a3 – Clarissa – nascida em (local), em data, universitária Arquitetura e Urbanismo.

5.08.05 – Bolívar

5.08.06 – Israel Machado Barreto (Lelo)
Esposo – Segundo casamento: Gino Bonfiglio ???.

08.06 – Elza